• ACESSO RESTRITO
Atividades

Atividades

Idealizada com a intenção de favorecer a formação do aluno do Baby I ao Infantil II, a programação envolve atividades variadas, destinadas a promover os desenvolvimentos físicos, intelectuais e emocionais, incluindo todas as disciplinas, visando a socialização, a prática do pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo ao senso estético, em um esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.

As atividades individuais e coletivas processam-se através de estudos dirigidos de investigação da realidade iniciando-se com a exploração da escola (espaço físico e função dos funcionários) e segue de acordo com os interesses e necessidades do aluno nas seguintes áreas de

Alfabetizar e Letrar

Orientamos o aluno a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a opinião e os desejos das pessoas com quem convive, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, dando oportunidade para que estabeleça vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo ainda mais a autoestima destas e ampliando, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e expressão.
 
Promovemos a familiarização do aluno com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário; escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor de acordo com seu nível de escolaridade; interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional; reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.

Ciências Sociais e Naturais

Estimular o aluno para: interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias; estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se encontram, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.

Privilegiamos as buscas, as invenções, os questionamentos e todas as trocas voltadas ao fazer científico.

Noções Lógico-Matemáticas

São construídas com base nas relações que o aluno faz entre todos os tipos de objetos, eventos e ações, identificando as semelhanças e as diferenças entre eles, classificando, ordenando e seriando. Ele aprende a operar e registrar quantidades, a solucionar situações-problema, sempre de forma espontânea, usando a linguagem matemática.

Tecnologia Educacional

A integração da tecnologia como mais um instrumento a ser utilizado nas atividades, tem como objetivo complementar os assuntos tratados em sala de aula.
As atividades são elaboradas pela Coordenadora Pedagógica e são aplicadas pelas professoras titulares, através da utilização de IPAD´s. As atividades propostas, respeitam uma ordem crescente de dificuldade, possibilitando ao aluno passar da organização para a estruturação.  

Inglês
 
Alunos da Educação Infantil têm aulas de inglês diariamente. A meta é a proficiência no idioma. Em parceria com a Simple Bilingual Education, as aulas não são de inglês, mas em inglês ministradas diariamente pelo professor especialista em Educação Infantil e formação na área de letras e língua inglesa. As atividades são planejadas estimulando as percepções auditiva, visual e cinestésica com vistas no desenvolvimento esperado para cada faixa etária, utilizando a língua inglesa como ferramenta de comunicação nas diferentes áreas do conhecimento.
  
Arte Visual/Plástica/Musical
 
São atividades implícitas em todas as áreas e assuntos, sendo que, nas atividades visual/plástica, o importante é garantir que, ao lidar com elementos de livre criação, o essencial seja o “fazer por prazer”. Experimentando, o aluno percebe que existem dificuldades, mas que podem ser superadas. Esse exercício promove seu desenvolvimento global, o gosto estético, o interesse pelas atividades, a compreensão e a comunicação.
Através de materiais diversos e tendo em vista que as aulas de Artes não visam a formação de artistas, nem a valorização de resultados finais, mas o desenvolvimento da inteligência criadora crítica e expressiva do aluno, o professor terá grandes recursos para promover atividades como: desenho, pintura, recorte, colagem, modelagem, impressão, construção, dobradura, etc.

O desenho infantil é uma expressão de linguagem própria da criança que utiliza sinais gráficos do seu mundo. A pintura desenvolve a coordenação motora, o senso rítmico, a percepção de cores, formas, textura, através do uso das mãos e desenvolvimento da criatividade. Nas atividades, com variações, podem ser usados temas infantis, históricos, científicos e os elementos usados podem pertencer à fauna, flora, geometria e expressar movimentos, sentimentos e mensagens.

Na atividade musical, quanto maiores forem as possibilidades de manifestação, mais ampla será a liberdade do aluno vivenciar estilos, ritmos, sons, melodias e harmonia, associando também a expressão corporal com a dança, mímica, teatro, equilíbrio, sociabilidade e afetividade.
 
Educação Física
 
É fonte de ricas experiências individuais e grupais. Não se trata mais de levar os alunos somente à realização de um certo número de exercícios físicos, finalizando com uma brincadeira ou um jogo.Todo trabalho é direcionado para que o aluno evolua no domínio do seu corpo, de torná-lo cada vez mais flexível, proporcionando-lhe   maior elasticidade, destreza e agilidade. Alguns exercícios exigem a movimentação geral do corpo, envolvendo os grandes músculos do tronco, braços, pernas, pescoço, (andar, correr, chutar, etc), sendo imprescindível para a boa coordenação motora ampla que certamente colabora para a agilidade mental e emocional, podendo então encarar novos desafios motores, cognitivos, sociais e afetivos, sendo observado sempre o desempenho individual e possível de cada aluno. A apresentação dos jogos visa liberar e também canalizar a energia, fazendo com que se perceba que ele pode ser fonte de desafio e integração, desenvolvendo a autoconfiança, pois expressando seus sentimentos vai manifestar de maneira espontânea sua afetividade e agressividade, sendo orientado sempre que necessário. As aulas são ministradas uma vez por semana por professor especializado.

Lido 4942 vezes

Matrículas 2018

Conheça a nossa escola e venha fazer parte deste time de sucesso!

Acesso a biblioteca

Seja bem vindo à biblioteca do CERMAC.

Secretaria on-line

Solicite declarações, 2ª via de histórico escolar, matrículas de esporte, matrículas do curso integral, cancelamentos, entre outros serviços!

Inglês Diário

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

QMágico

Unesco - Anglo