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CRS – Cidadania, Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Há mais de dez anos, preocupados com a participação da família no processo educacional, iniciamos uma prática semanal chamada “Amor, carinho e afeto”, em que textos de diferentes temas eram enviados para casa com a proposta de serem discutidos pela família durante o final de semana. O retorno surpreendente dos alunos e a necessidade de maiores discussões e ampliação dos temas resultou em um espaço organizado na grade curricular e orientado por profissional especializado. Ao longo dos anos outros temas e propostas foram surgindo como a preocupação com a reciclagem e o meio ambiente, e o projeto “Sou solidário”, que visava assistir instituições sociais.

Assim, em 2012, surgiu o projeto CRS, que organizava e trazia novas perspectivas ao trabalho da formação de valores no processo educacional de nossos alunos. O CRS é um projeto que visa trabalhar com as questões afetivas e de socialização do aluno, promovendo seu desenvolvimento integral e favorecendo na formação de um indivíduo ético, consciente e atuante para uma relação harmoniosa e saudável de convivência consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente.

Diante desta preocupação inicial, o programa elegeu três temas centrais para desenvolver: Cidadania, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

O projeto busca uma vivência da escolaridade de maneira mais ampla, observando a estrutura da escola e como ela se insere e se relaciona com a comunidade, as relações entre os colaboradores, a distribuição de responsabilidades e as relações entre professor e aluno. Trata-se de uma proposta que está inserida no dia-a-dia da prática escolar e no modo como se dá o ensino e a aprendizagem, pois são estas vivências e experiências educativas que acabam por ensinar valores, atitudes, conceitos e prática social.

A formação da cidadania se faz, antes de qualquer coisa, pelo seu exercício: aprende-se a participar, participando. Portanto, este projeto parte da realidade escolar, elegendo métodos e atividades nos quais o aluno pode opinar, assumir responsabilidades, resolver problemas e conflitos e refletir sobre as consequências de seus atos. Um fazer conjunto na cumplicidade entre aprender e ensinar.

Este projeto envolve toda a comunidade escolar, está presente como tema transversal das disciplinas ministradas no contexto escolar, além de fazer parte da grade semanal do aluno como disciplina complementar às aulas de filosofia. Envolvendo professores, alunos e demais funcionários, o CRS parte do trabalho de discussão, sensibilização e conscientização para promover atividades práticas de sustentabilidade e ações sociais, assistindo Organizações e Instituições. O programa está organizado em três frentes de atuação:

Intervenção com o aluno (Trabalhando com valores e atitudes);

Campanhas de Ação Social;

Campanhas de Sustentabilidade.

Ensino Fundamental II:

No Ensino Fundamental há uma aula semanal específica, nomeada CRS, porém o projeto está inserido em todas as ações e mediações de socialização e convivência presentes na rotina escolar.

•    Aulas CRS: São aulas semanais que visam promover o desenvolvimento das competências emocionais (consciência emocional, adequação emocional, autonomia emocional, habilidades sócio emocionais, habilidades para vida e o bem estar emocional).

•    Agentes do Lixo (6º e 7º ano) – ações de sustentabilidade integradas com a aula de Artes. (arte e reciclagem)

•    Agentes do Bem (8º e 9º ano) – ações sociais integradas com a aula de Matemática Financeira e Empreendedorismo (venda de doces para compra de fraldas e/ou outro artigo para doação). Divulgação das campanhas e integração com as demais salas, incentivado toda comunidade escolar a participar.

Campanhas de Sustentabilidade

Em vários momentos na sala de aula oferecemos situações de reflexão sobre a necessidade do cuidado com o meio ambiente. Assumindo  responsabilidades em relação a diversos temas ligados ao cotidiano como o cuidado com os seres vivos, a água, os alimentos, a energia, as mudanças climáticas, o lixo.

Para além da reflexão partimos para ação com algumas campanhas:

•    Posto de coleta pilhas e baterias.

•    Posto de coleta de óleo em parceria com o Instituto Triângulo, revertendo em pedras de sabão para doações.

•    Reaproveitamento do papel entre funcionários e para doações

•    Oficinas de reciclagem do papel com alunos e famílias.

•    Seleção do lixo (reciclável e não reciclável) em parceria com a prefeitura.

Quando pensamos no CRS, não estamos apenas pensando em Filantropia, mas também em uma questão ética e moral que estabelece que um comportamento só é bom e aceitável se for bom e aceitável para os outros também, ou seja, um cidadão deve comportar-se de maneira a preservar o interesse de sua comunidade, de seu grupo.

Estas ações tiraram todos de uma postura cômoda e egoísta, uma postura onde só há preocupação consigo mesmo, levando os envolvidos a refletir sobre a necessidade do outro, despertando um comportamento socialmente responsável. Há uma transformação ao notar o outro e a necessidade deste, como já afirmou o psiquiatra José Ângelo Gaiarsa: “só existo a partir do momento que sou notado pelo outro”.

Este aprendizado é valioso, os alunos assumiram uma postura de cuidado com o outro e com o meio ambiente, refletindo na socialização e diminuindo a indisciplina escolar, perceberam-se comprometidos com a nossa qualidade de vida e boa convivência, exercendo sua responsabilidade social.

As discussões, dinâmicas e vivências em sala de aula, e fora dela, fazem com que o aluno tenha uma percepção mais clara de seu papel enquanto colega e coparticipante do processo educativo, enquanto cidadão consciente de seus deveres com o meio em que vive e atua e, principalmente, enquanto responsável por ações que visem um mundo com menos desigualdade social.

Acreditamos que os valores e aspectos éticos se formam através de um processo de aprendizagem e que este trabalho é de natureza complementar à educação familiar.

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