Ir para o conteúdo
  • (11) 2971-7110
  • (11) 9 7343-7490
  • Calendário 2026
  • Lista de Materiais
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • Metodologia
    • Informações gerais
  • Cursos
    • Berçário
    • Educação Infantil
    • Fundamental I
    • Fundamental II
    • Ensino Médio
    • Período Integral
  • Formação bilíngue
    • Programa Bilíngue
    • High School
  • Esporte e Cultura
  • Blog
  • Contato
    • Fale conosco
    • Trabalhe conosco
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • Metodologia
    • Informações gerais
  • Cursos
    • Berçário
    • Educação Infantil
    • Fundamental I
    • Fundamental II
    • Ensino Médio
    • Período Integral
  • Formação bilíngue
    • Programa Bilíngue
    • High School
  • Esporte e Cultura
  • Blog
  • Contato
    • Fale conosco
    • Trabalhe conosco
Acesso restrito
Lojas Virtuais
  • Calendário 2026
  • Lista de Materiais
  • Acesso restrito
  • Lojas Virtuais
Acesso restrito
  • Noticias

Manhã Literária 2017: Teatro, poemas, artesanato e muita diversão em família.

  • dezembro 17, 2019

No dia 8 de abril aconteceu a tradicional Manhã Literária do Cermac. Pais e familiares participaram da troca e venda de livros, danças e apresentações artísticas da Educação Infantil ao Ensino Médio. O evento focou em poemas e poesias, abordando diversos temas literários. Além disso, a tribo Kariri Xocó mostrou seus trabalhos artesanais para o público. 

Baby

As turmas de berçário desenvolveram trabalhos a partir do poema “Arco-íris”, de Martha Medeiros. Os bebês pintaram telas com carimbo de mãos, pés, frutas, rolhas, plástico bolha e confeccionaram um jogo abordando pareamento de cores.

As professoras de Baby I e II, escolheram os poemas “Borboletas”, de Vinicius de Moraes e “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles. Foram exploradas as texturas, misturas de cores e diversas formas geométricas. O resultado final foi exposto para as turmas das outras unidades. 

Cermac Junior

As turminhas do Junior iniciaram o ano envolvendo a leitura de poemas nas aulas. 

O Infantil I trabalhou com os poemas “A boneca”, de Olavo Bilac e “A casa e seu dono”, de Elias José. Para interpretar cada historinha, os alunos confeccionaram fantoches.

No Infantil II foi abordado o tema “Fauna Brasileira”, iniciando o Projeto Unesco 2017 sobre os Biomas. Os poemas estudados, foram retirados do livro “Brasileirinhos de Lalau e Laurabeatriz”. Para a exposição artística, as turmas utilizaram pratinhos de papelão, pregadores, coadores de café e bolinhas de isopor. 

Com muita risada e uma bela interpretação, o 1º ano recitou os poemas “Lua Crescente”, “Os Cometas” e “O arco-íris”, do livro “Poeminhas Fenomenais”, de Alexandre Azevedo, solicitado para o Projeto de Leitura 2017. 

Ensino Fundamental I

O tema do 2º ano foi “Limeriques Trava-Línguas”. Limeriques são poemas curtinhos e engraçadinhos, sem pé nem cabeça. Os alunos mergulharam nessa brincadeira, leram e se divertiram com travaliques. Escolheram um limerique para escrever e desenhar, deixando assim sua marca como ilustradores. Para concluir o projeto, cada turma escolheu um limerique para criar um painel coletivo. Todos colocaram a mão na massa.

As turmas de 3º ano, embaladas pelo conceito de poesia concreta e inspiradas pela Cecília Meireles no título “Isto ou Aquilo”, prepararam uma Pescaria a partir do poema de mesmo nome. Os alunos ainda criaram palavras motivados pelo trava-línguas “O menino dos FF e RR” e convidaram os visitantes a brincarem em seu Caça-palavras gigante. Por fim, deram uma aula de Simetria com a “Bailarina da Cecília”.

No 4º ano, inspirados na leitura do título “Poesia fruta doce e gostosa”, as turmas construíram mosaicos e cartas enigmáticas, entrelaçando poesia com a orientação sobre alimentação saudável desenvolvida nas aulas práticas de Ciências.

No dicionário obtemos o sentido próprio de cada palavra, mas o real significado de cada uma é obtido quando se leva em consideração o contexto no qual ela está inserida. As palavras possuem seus perfumes e sentimentos e com elas percebemos as sensações que cada uma representa em nossa vida. Essa foi a proposta dos alunos do 5º ano: os visitantes puderam pensar um pouco sobre os sentidos construídos.

Ensino Fundamental II

A turma do 6º ano produziu grandes dioramas, para representar a história do livro “A Ilha Perdida”. Cada grupo ilustrou uma passagem do livro e, durante o evento, o público ouvia a história contada em episódios, acompanhando os dioramas.. 

O tema do 7º ano foi “Cidades do Brasil”. Os alunos leram uma série de livros paradidáticos sobre cidades como São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Salvador. A partir daí, cada aluno do 7ºA confeccionou um diorama representando uma parte do livro, enquanto o 7ºB construiu maquetes sobre o principal ponto turístico de cada lugar. Foram feitos também grandes e divertidos dados com fotos de pontos turísticos das cidades estudadas. O convidado lançava o dado e o aluno explicava sobre o local para o público.  

O 8º ano, através da literatura científica “Digestão Nojenta”, construiu maquetes, infográficos, gifs e divulgaram algumas pesquisas sobre as principais doenças causadas ao homem, pela contaminação dos alimentos com bactérias. Os professores ensinaram que a literatura não é apenas romance, drama ou comédia. A literatura cientifica também é muito interessante.  

O 9º ano ficou responsável pela Literatura Estrangeira – Inglês e Espanhol. Enquanto o 9ºA representava um fragmento da peça teatral “Hamlet”, através de um diálogo em inglês e um teatro de sombras, a turma do 9ºB representou o conto “Don Juan” em espanhol. Já 9ºC declamou poesias em inglês e espanhol para o público. 

Ensino Médio

Durante os primeiros meses do ano, os alunos do 1º Ensino Médio estudaram o livro “O Auto da Barca do Inferno”. Na manhã literária, eles se caracterizaram e representaram trechos da obra vestidos de anjos, diabos, alcoviteira, soldado e etc. Foi um lindo espetáculo. 

Inglês

Da Educação Infantil ao Fundamental I, os alunos aproveitaram a Manhã Literária para mostrar às famílias seu desenvolvimento na língua inglesa. 

Desde “Just Dance – What makes you beatutiful”, passando pela canção do clássico “Beauty and the Beast – A Bela e a Fera”, até recitar, de uma forma muito especial, um poema sobre a lua, as turmas presentearam as famílias com todo talento adquirido nas aulas de inglês. Foi fantástico. 

 

Além de toda interação escolar, houve a participação da tribo Kariri-Xocó, que são da região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio. O Espaço Indígena é tradicional e faz parte da programação anual da Manhã Literária do Cermac há mais de 10 anos. Depois de colaborarem com doações de roupas, alimentos e materiais escolares para a tribo, durante o evento as crianças conhecem um pouco mais sobre a Cultura, seus hábitos e costumes, aprendem a valorizar a diversidade étnica, cultural e social no Brasil, mostrando como os povos indígenas vivem e como produzem sua arte. Em especial neste dia os convidados têm a oportunidade de comprar os produtos típicos confeccionados, artesanalmente, por toda a tribo. 

 

{gallery}2017manhaliteraria{/gallery}

 

Mais conteúdos

ouro

Alunos do Cermac School se destacam na Olimpíada Canguru de Matemática 2026

16 de setembro de 2026
OBA

Alunos do Cermac School se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)

16 de setembro de 2026

Matrículas Abertas para 2026

Educação de qualidade com acolhimento, bilinguismo, alimentação saudável e desenvolvimento integral desde os primeiros meses de vida até o final do Ensino Médio.

 

Venha nos conhecer!

50 anos de parceria com as famílias na educação de seus filhos. Formando alunos bilíngues com diploma internacional.

Entre em contato:
  • (11) 2971-7110
  • secretaria@cermac.com.br

Siga nossas redes sociais:

Facebook-f Linkedin Youtube

© 2026 Cermac School. Todos os direitos reservados.

Queremos te conhecer!

Preencha os campos abaixo para entrar em contato conosco e agendar uma visita.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.