Menu fechado

Mostra de Ciências e Cultura 2014

Introdução:

Reconhecer outra cultura é mais do que visitar e descobrir os encantos e os estranhamentos que o diferente possa suscitar. É compreender, aceitar e por vezes até incorporar um hábito do outro. Trata-se de um desafio, pois é um exercício de respeito enorme, sobretudo ao que de tão incomum, poderia até ofender, se pautado exclusivamente na própria referência do sujeito que se dispôs a interagir com o novo. Exige uma prática cotidiana sem juízo de valor, para que todos os povos possam se desenvolver de forma sustentável.

Num sentido mais amplo pode-se afirmar que a aprendizagem intercultural traduz a maneira como os sujeitos que têm diferentes modos de ser e de viver conseguem conviver de maneira pacífica e harmoniosa entre si. Este processo é fundamental para a construção de uma sociedade intercultural que respeita e dialoga com o outro.

Desenvolvimento Fundamental I:

O Fundamental I concentrará os trabalhos pautado na interação com a América Central e do Norte.

1ºano: com o pé na estrada, o 1ºano construirá um mapa convidando os interlocutores a passear pela América, parando em alguns pontos para destacar suas reflexões e descobertas ao interagir com a cultura local. Este mapa será uma das instalações que será visitada na Mostra de Ciências e Cultura 2014.

2ºano: a partir da reflexão sobre as equivalências, conduzir para análise comparativa de aspectos econômicos entre o Brasil e os países da América Central, materializando o estudo comparativo por meio da conversão das moedas.

3ºano: sensibilizados com as questões do clima, o 3º ano inspirado na leitura do livro paradidático “O polo norte e o polo sul” desenvolverá um paralelo entre os desafios climáticos enfrentados pelas Américas.

4ºano: pensando na origem das Américas, com recorte na colonização americana, o 4ºano investigará as semelhanças e diferenças dos povos nativos encontrados na América do Norte e no Brasil, como se deu esta interação inicial e como esta influência pode ter nos alcançado hoje.

5ºano: os alunos do 5º ano farão uma viagem ao México para descobrir o porquê os mexicanos e os brasileiros são tão hospitaleiros, em que essas culturas se assemelham e onde se impactam.

Inglês na perspectiva de produção de texto as aulas vão construir um livro dentro do Projeto Doces Histórias, inspirados pelo conto clássico da Branca de Neve para fazer alusão ao ano Internacional da Cristalografia. Estes livros serão autografados numa grande festa literária.

Política de Privacidade e Cookies