Menu fechado

ENEM e Vestibulares: não faça da sua mente sua inimiga

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio estão prestes a enfrentar um grande desafio: além do ENEM, as provas dos vestibulares. A tensão do momento é natural, mas é fundamental manter a calma e colocar em prática tudo aquilo que está sendo estudado há muito tempo. Para ajudar nesta tarefa, o Cermac preparou um evento para tranquilizar e incentivar os futuros universitários. 

O evento aconteceu na última quarta-feira (1), a data foi escolhida por conta da prova do ENEM que ocorreria 5 dias depois. 

O terceirão iniciou o dia com um bate-papo com as orientadoras do projeto CRS, Raquel Hugenschmidt e Carla Pina. Na sequência, participaram de uma empolgante aula de ritmos, oferecida pela parceira do Cermac, a academia Bioritmo. 

Para repor as energias, a turma foi contemplada com uma deliciosa “hamburgada”. Todos comeram e conversaram bastante sobre a preparação para a próxima prova. 

Mas o mais importante ficou para o final, onde os alunos assistiram a uma palestra sobre “O poder da mente”. 

O grupo Magica MENTE, formado pelos hipnólogos André Attie, Eduardo Neaime e Sany, explicou para os alunos como nosso cérebro trabalha nos momentos em que estamos sendo pressionados a dar bons resultados. O show mostrou, de uma forma mágica e com muito humor, como a hipnose, que nada mais é que concentração e foco, pode alterar nossa percepção do que vemos, sentimos ou ouvimos, transformando nossos sonhos em realidade. O limite é somente sua imaginação!

Neste momento tão importante, a maioria dos alunos fica um pouco preocupada e estressada. Tudo isso acaba interferindo, negativamente, no resultado da prova. Desta forma, o trio usou da indução de pensamentos para provar que nossa melhor amiga é a nossa mente, mas que ela também pode vir a ser nossa maior inimiga.

André Attie falou bastante sobre o nosso “subconsciente”, que nada mais é do que desejos que ficam pairando em nosso cérebro durante a vida. 

“Se você tem um sonho, você pode chegar até ele e conquistá-lo, mas depende apenas de você mesmo e de como você vai trabalhar a sua cabeça. Errado é ficar esperando motivação externa para começar a buscá-lo. Não são seus pais, não são seus amigos, não é ninguém de fora que vai te estimular o suficiente para sair do lugar, é a sua mente” concluiu André.

O trio sugestionou um grupo de jovens do terceiro ano, deu a cada um deles uma função diferente e mostrou para a plateia como é simples coordenar o próprio pensamento quando se está em um estado de concentração, foco e tranquilidade. 

Ao fim do espetáculo, foi passada uma mensagem de motivação para que os alunos foquem e acreditem em si mesmos. Todos se abraçaram e se emocionaram muito, foi uma grande troca de energia e motivação. 

Veja algumas dicas que ajudam muito a se organizar para fazer uma boa prova.

 Véspera da prova 

•    Alivie a tensão fazendo algo de que gosta e o deixa relaxado. Assista a um filme, escute música, faça uma caminhada etc.

•    Busque o autocontrole para evitar a ansiedade da véspera e o famoso branco.

•   Coma alimentos suaves e leves tais como frutas, sucos e vitaminas. Evite comidas gordurosas, que são de difícil digestão e que causam desconforto gástrico.

•    Durma cedo para acordar bem disposto no dia seguinte.

 Dia da prova 

•    Ao acordar, procure não se preocupar com algum assunto que você não domina, pois não vai resolver estudar em cima da hora.

•    Ingira alimentos leves como frutas, sucos e vitaminas. Evite alimentos gordurosos que causam sensação de “peso” no estômago.

•    Confira novamente o endereço do local de prova, documentos necessários e o comprovante de pagamento de inscrição.

•    Saia de casa cedo e procure chegar uma hora antes do início da prova. Assim, você estará preparado para possíveis imprevistos no meio do caminho.

•   Quando chegar no local da prova, procure logo a sua sala e, após ocupar seu lugar, faça um breve exercício de respiração. Inspire lentamente pelo nariz, segure por três segundos e expire lentamente pela boca. Isso vai ajudar a diminuir a tensão e melhorar o foco.

 No momento da prova 

•    Fique atento à duração da prova.

•   Leia com muita atenção as questões para entender claramente o que está sendo pedido. Muitas respostas se encontram no próprio gráfico, na tabela ou na figura.

•    Não perca muito tempo para resolver uma questão. Responda primeiro as mais fáceis. Utilize o esquema “pega-varetas”.

•    Não deixe para o final o preenchimento do gabarito. Faça-o quando estiver faltando, no mínimo, dez minutos para o término do exame.

•    Hidrate-se durante a prova.

A aprendizagem é um processo constante e cada estudante alcança seus objetivos em momento diferente. Lembre-se de que todo esforço é recompensado no final. Boa sorte! A Equipe Cermac está torcendo por você!

 

{gallery}2017boaprova{/gallery}

 

 

Política de Privacidade e Cookies