Menu fechado

Manhã Literária no Cermac destaca o respeito pela diversidade

Diversidade foi o tema da Manhã Literária do Cermac, que aconteceu no dia 6 de abril e envolveu todas as turmas do colégio. Desde o Berçário até o Ensino Médio, os alunos se dedicaram a atividades relacionadas à literatura e ao respeito às diferenças. A Manhã contou ainda com a presença e participação de familiares e toda a comunidade escolar.

Baby 

Os alunos do Baby tiveram o dia repleto de atividades junto com seus pais e familiares. Recebidos por personagens do filme Toy Story, os pequenos puderam participar de contação de histórias e aula de yoga. Eles também fizeram pinturas faciais, brincaram com esculturas de bexigas, apreciaram a exposição dos trabalhos, interagiram na vivência de música e construíram um livro gigante. 

Todas as atividades foram pensadas com base no livro “Tudo bem ser diferente”, do autor americano Todd Parr. As turmas do Baby I e II trabalharam a temática durante um mês e aprenderam sobre respeitar as diferenças entre as pessoas. Dando vida ao livro, a escola montou um “camarim fotográfico”, no qual as crianças podiam tirar fotos com perucas, bigodes falsos e óculos que as deixavam diferentes. 

Cada família também trouxe um livro para ser doado a uma instituição de caridade e participou de uma feira de livros. Ao final, os alunos receberam um certificado de “bom leitor” diretamente dos personagens de Toy Story.

Cermac Jr

As turmas do Cermac Jr trataram do tema usando livros como ferramenta principal. Ao longo das aulas, as crianças produziram diversas atividades, como um quebra-cabeça mostrando as diversas configurações das famílias e totens confeccionados com caixas para montagem dos personagens dos livros e de si mesmos, que ficaram expostos durante a Manhã Literária. Além disso, havia uma sala sensorial que abordou sobre a deficiência visual. Durante o evento, ainda houve uma contação de histórias do livro “Tudo bem ser diferente”, trabalhado na aula de inglês, e uma apresentação das crianças com as músicas “Você vai gostar de mim”, da Xuxa, “Legal é ser diferente”, dos Grandes Pequeninos, e  “Peixe Vivo “, da Palavra Cantada.

Livros Infantis trabalhados: 

• “Uma joaninha diferente” de Regina Celo Melo
• “ O gato xadrez” de Isa Mara Lando
• “Elmer o elefante xadrez” de David Mckee
• “Tudo bem ser diferente” de Tood Parr
• “Diversidade” de Tatiana Belink
• “O livro das cores” de Menena Cotin e Rosana Faría

 

Fundamental l

Cada turma do Fundamental l adotou um livro, em português e inglês, como tema nas aulas e durante a Manhã Literária foram desenvolvidas diversas atividades com a participação dos pais. 

O 2º ano trabalhou os livros “O Segredo de Anton” e “A picnic surprise”. Eles tiveram a oportunidade de produzir seus próprios livros, que ficaram expostos e foram autografados pelos alunos durante a Manhã. Além disso, houve uma confecção de um livro gigante com os pais, que também foi exposto pela escola. Para o livro em inglês, foi feita uma oficina usando materiais recicláveis para recriar uma tartaruga, personagem do livro. 

Para tratar do respeito às diferenças, a turma do 3º ano leu o livro “Quero um abraço, o que é que eu faço” e na Manhã Literária brincaram misturando as partes do corpo, coladas em caixas de papelão, representando a diversidade das pessoas. Ao final, os visitantes puderam deixar mensagens de carinho em um mural.
As crianças produziram ainda histórias em quadrinhos em inglês, para aprimorar suas habilidades textuais. 

O 4º ano ofereceu atividades interativas inspiradas pelo livro “Falando pelos cotovelos”. Em três jogos, os participantes brincaram com expressões como: “cara de santo”, “cabeça nas nuvens” e “dar nó na língua”, representadas nas fotos que os alunos tiraram. Montaram frases usando emojis e jogaram mímica com expressões populares. Os alunos também proporcionaram uma apresentação bem divertida, em que representavam algumas profissões com roupas e acessórios, depois da leitura do livro em inglês “Jobs people do”.

Através dos capítulos da apostila “A morada das palavras” e “As palavras ganham vida”, os alunos do 5º ano realizaram três atividades que trabalham os termos e seus significados. Eles montaram um “Sentimentário”, com verbetes criados pelos alunos durante a aula e os significados atribuídos por eles. Os visitantes tiveram um momento de reflexão ao serem convidados a escrever palavras que remetessem a certos sentimentos ou sensações. No “Varal Poético: Abayomis” os alunos produziram, durante as aulas de história, as bonecas Abayomis e poemas representando-as, com a temática do fortalecimento e reconhecimento da identidade afro-brasileira. 

A turma do 5º ano encerrou a Manhã Literária com a apresentação teatral em inglês do livro “Rio”. Os personagens foram confeccionados com sucata e, com a ajuda do professor de música, a apresentação contou com muito ritmo e samba. 

Fundamental ll

Os alunos do 6º ao 9º se uniram pelo tema laços. Usando o cinema como ferramenta, cada turma ficou responsável por uma interpretação do assunto. Os laços com a família inspiraram o 6º ano a preparar uma interpretação de teatro a partir de uma das cenas do filme  “Viva – A Vida é Uma Festa”, que retrata o Dia dos Mortos, da cultura mexicana. 

Alunos do 6º fizeram, ainda, um recorte sobre o cinema mudo, trabalhando Charles Chaplin e outros produtores. Eles confeccionaram câmeras com sucata e filme de rolo com caixas de sapato. Durante a Manhã, alguns alunos vieram fantasiados de Chaplin e interagiram com visitante. 

Envolvidos pelo tema da Unesco deste ano, Línguas Indígenas, os alunos do 7º e 8º anos ressaltaram a importância dos laços que a linguagem estabelece para a manutenção de uma cultura viva. Iniciaram uma pesquisa sobre diferentes etnias nas aulas de espanhol e inglês que serão apresentadas de forma mais trabalhada na Mostra Cultural. Montaram um painel com artesanato, localizando ícones dos povos no mapa mundi e representação gráfica nas respectivas linguagens. O visitante recebeu a explicação sobre as características gerais dos costumes da nação e foi convidado a participar da oficina de filtro dos sonhos, por ser uma prática comum nas etnias destacadas. 

Já os alunos do 9º ano produziram o Festival do Minuto. Cada grupo teve a liberdade de escolher o recorte de filmes para depois expressar a sua interpretação de Laços. Os jovens criaram releituras destas cenas de filmes por meio de vídeos de 1 minuto de duração.  Os vídeos foram exibidos e os visitantes puderam votar no seu favorito. A votação continuou aberta no Facebook do Cermac durante a semana e o vídeo ganhador foi o “Bird Box”.

Ensino Médio

O 1º ano do Ensino Médio fez uma apresentação sobre a representação da mulher na sociedade, abordando questões como o feminicídio, mas também as conquistas, como a igualdade em algumas esferas de circulação. O tema surgiu após os trabalhos na aula de literatura com a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. O professor abriu o assunto na aula com o TED “Todos devemos ser feministas” e deu sequência com a leitura do livro “Sejamos todas feministas”. A partir daí construíram a ambientação de um espaço para apresentar algumas mulheres que se destacaram por sua atividade na sociedade, sobretudo para chamar a atenção do visitante sobre o que ainda precisa ser modificado hoje.

Em seguida conduzidos pelos professores de português, contaram com a participação do 2º e 3º anos, além de pais, de colegas do FII e deram início a um caloroso debate. O resultado foi a troca de experiências entre gerações construindo aprendizados para todos, que levou a um pedido diretamente dos alunos: a abertura de um espaço para mais debates como o vivenciado na Manhã Literária.

Veja a galeria completa no facebook.

{gallery}2019manhaliteraria{/gallery}

Política de Privacidade e Cookies