Menu fechado

Campanhas solidárias do Projeto CRS arrecadaram muitas doações em 2019 e ajudaram diversas instituições

O Projeto CRS (Cidadania, Responsabilidade Social e Sustentabilidade) tem a missão de ensinar, debater, agir e, principalmente, formar alunos conscientes e ativos nas mais diversas causas que envolvem a sociedade em que estão inseridos. O projeto tem início na Educação Infantil e acompanha os alunos até o Ensino Médio, abordando assuntos adequados para cada faixa etária. O projeto desenvolve as habilidades socioemocionais dos alunos, os envolve em ações em prol do meio ambiente, além de estimular o olhar ao próximo. Dentre as atividades realizadas ao longo do ano de 2019, destacamos algumas:

Venda de Doces

A tradicional Venda de Doce aconteceu em duas etapas: uma no primeiro semestre e outra no segundo. O trabalho é feito em conjunto nas disciplinas de matemática financeira e Projeto CRS, envolvendo alunos, professores e famílias. Em grupos, os alunos escolheram receitas de doces, pesquisaram e compraram os ingredientes, calcularam as quantidades e prepararam as receitas para vender aos colegas dos outros níveis no intervalo. Finalizada a parte da matemática, entra em cena a solidariedade. Toda a verba arrecadada pelos alunos na venda dos doces foi revertida para a compra de itens de limpeza e higiene para o Recanto Nossa Senhora de Lourdes, uma das instituições assistidas pelo Cermac.

 

O Recanto Nossa Senhora de Lourdes

O Recanto Nossa Senhora de Lourdes é uma entidade filantrópica com atendimento educacional especializado às crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Destacamos aqui a integração que aconteceu entre os alunos Cermac e os alunos do Recanto. 

As doações foram levadas pelos alunos e equipe Cermac, que foram recebidos pelo Recanto com Oficinas de Culinária e Artesanato. Semanas após, foi a vez do Recanto conhecer o Cermac. Os alunos do 8º ano prepararam uma aula sobre o uso do Excel para a montagem de planilhas e controle de estoque da instituição, o que facilitou bastante a organização. Para encerrar a integração, acompanhados dos professores do CRS e de Educação Física, os alunos voltaram ao Recanto para uma atividade física e um lanche. Essa troca de conhecimentos e vivências foi muito importante para todos os presentes e, certamente, agregou muitos valores aos alunos. Estão todos ansiosos para as próximas atividades, em 2020.

 

Campanha contra o Bullying e o CyberBullying

O combate ao bullying acontece constantemente e, em 2019, os alunos participaram de palestras e atividades diversas sobre o tema, assim como a Equipe Cermac, que participou de capacitações. Além do bullying, os alunos foram orientados sobre CyberBullying e o uso das redes sociais. 

Desde o Infantil, através de temáticas que envolvem o olhar sobre “o eu e o outro”, os alunos aprenderam sobre o respeito e a empatia com o próximo. A partir do Fundamental ll, os jovens atuam com o orientador educacional: “Uma vez por mês, os representantes de classe conversam com a coordenação para levantar os problemas vivenciados em sala e recebem orientações de como lidar com as situações e ajudar os colegas. Assim, a gente consegue acompanhar tudo bem de perto”, explica a vice-diretora Viviane. 

 

Setembro Amarelo 

Em agosto, a equipe Cermac participou de uma palestra ministrada pela psicóloga escolar, que falou a respeito da automutilação e do suicídio, abordando os dados estatísticos, as causas, o tratamento indicado e o crescente aumento no número de casos. Destacou ainda o importante papel dos educadores nas ações preventivas e interventivas. 

Com os alunos, rodas de conversa foram feitas e, dos próprios alunos de 9º ano e Ensino Médio, partiu a iniciativa de distribuir pelo Colégio mensagens de apoio e incentivo, frisando que ninguém está sozinho e que, no Cermac, todos podem contar com os amigos para desabafar, conversar e se aconselhar. 

 

Campanha pela diminuição do uso de plástico

O colégio retirou dos bebedouros os copos plásticos e pediu aos alunos que trouxessem de casa suas garrafinhas. A turma do 8º ano participou ativamente da divulgação da campanha, mostrando os impactos que o uso do plástico tem no meio ambiente. 

 

Campanhas Solidárias

Em 2019, foram realizadas três Campanhas Solidárias que envolveram alunos, familiares e funcionários: Páscoa Solidária, Campanha de Inverno e Natal Solidário. 

Na Páscoa Solidária, a arrecadação de alimentos ajudou a tribo indígena Kariri Xocó e a ONG Victorias Pela Vida, que auxilia pessoas em situação de rua. Já a Campanha de Inverno, arrecadou roupas que também foram destinadas à ONG Victorias Pela Vida. A última campanha do ano, a de Natal, chamada de Campanha do Olhar Solidário, foi dividida em 3 etapas: arrecadação de fraldas, que foram entregues ao Instituto Pivi – Projeto de Incentivo à vida, leite em pó, destinado à creche Ananda Marga e, por último, brinquedos, que serão destinados a diversas instituições. 

É importante salientar o envolvimento dos alunos em todas as etapas da Campanha. A turma do Integral de Fundamental I participou ativamente de todas as entregas e, na de Natal, fará os embrulhos juntamente com os pequenos do Cermac Junior e os alunos de 9º ano.  

O Colégio Cermac agradece a participação de cada colaborador e família e convida para que em 2020, tenhamos ainda mais respeito, empatia e colaboração com o próximo, o meio ambiente e com nós mesmos.  

 

 

{gallery}2019crs{/gallery}