Menu fechado

Dia 25 de maio, o Dia do Respeito

Trabalhar valores na Educação Infantil é fundamental para desenvolver a formação integral dos alunos. E isso é responsabilidade da família, da escola e da sociedade como um todo.

A educação de valores é parte essencial na formação de uma pessoa e tem impactos por toda a vida. Trabalhando boas atitudes com as crianças, é possível ajudá-las a desenvolver valores éticos e morais desde cedo, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e saudável:

· Desperta o espírito crítico;
· Incentiva o consumo consciente;
· Propicia a igualdade entre todos;
· Ensina sobre sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente;
· Combate o preconceito, o racismo e a violência contra outros povos e culturas.

No Colégio Cermac, desde muito pequenos, os alunos são inseridos em projetos interdisciplinares, que tem como ponto central o desenvolvimento de valores. Na semana do Dia do Respeito (25 de maio), em especial, trabalhamos este assunto com o objetivo de despertar as crianças para conviver com as diferenças e valorizar a singularidade de cada um. Fizemos cineminha com o tema respeito, dinâmicas que trabalharam atitudes de respeito com o próprio corpo e com o corpo dos amigos e contação de histórias. Tudo isso embalado por muita aprendizagem e desenvolvimento socioemocional.

 

Alunos do Cermac Baby fazendo uma dinâmica baseada na confiança e respeito ao próximo, para evitar derrubar a bola no chão
Alunos fazem uma dinâmica baseada na confiança e respeito ao próximo, para evitar derrubar a bola no chão

Confira 4 atitudes para demonstrar respeito pelo seu filho:

1 – Ouça o que ele tem para dizer, mas respeite seu silêncio.
2 – Pergunte o que ele prefere, dando sempre duas ou três opções. Respeite as escolhas.
3 – Espere o seu tempo. Se tiver pressa em finalizar algo, explique os motivos para que ele entenda e sinta que ele está sendo respeitado.
4 – Aceite quem ele é. Pessoas são diferentes, com suas qualidades e defeitos. Colabore para o desenvolvimento da autoestima e laços de afeto entre vocês.

 

Escrito por Andréa Milazzotto, Coordenadora do Cermac Baby

Abrir chat
Precisa de ajuda?