Menu fechado

Por que aulas remotas na Educação Infantil?

Desde que a quarentena foi instaurada, a discussão sobre a efetividade de aulas remotas para crianças entre 2 a 5 anos tem sido pauta de estudos e discussões de toda a equipe de Educação Infantil do Cermac.

É fato, e todos concordamos, que a escola possui um papel fundamental na formação do indivíduo. Ademais, é comprovado pela neurociência que os primeiros anos de vida de uma criança são um constante processo de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, determinantes para o decorrer do seu desenvolvimento integral.

Neste contexto a Educação Infantil possui um papel importante e essencial. A participação das crianças pequenas nas aulas remotas não pode ser justificada apenas pela questão do vínculo afetivo, tão importante nesta faixa etária, mas também pela questão de saúde e desenvolvimento que a escola pode proporcionar de forma lúdica, especializada e eficiente para os pequenos.

Outro ponto importante a considerar é que o período de quarentena estimulou o sedentarismo e a obesidade infantil, conforme alertou a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Aliado a isso, a rotina extremamente atarefada dos pais que agora assumiram diferentes papeis, com home office, cuidados com a casa e com os filhos, também restringiu muito as atividades físicas das crianças.

Observamos em boa parte das crianças que retornaram para a escola em 2021, uma necessidade de maior investimento no desenvolvimento motor e de linguagem. A partir dessas demandas, reorganizamos nosso currículo e planejamento, de forma a contribuir com o aprimoramento de tais aspectos, aos quais daremos continuidade nas aulas remotas.

Neste momento a escola pode contribuir e muito para a continuidade das atividades recreativas que promovem habilidades de esquema corporal, noção espacial, noção temporal, motricidade global e fina, aspectos de fundamental relevância que se aplicam por toda a vida. As estratégias têm por base aulas lúdicas de educação física, dança, propostas de brincadeiras com objetos desconstruídos nos chamados “territórios” ou “campos de experiências”, aulas de música, atividades “makers” e tantas outras atividades focadas no desenvolvimento infantil, e que são propostas de forma agradável, interessante, podendo unir a família em momentos que intensificam as relações e criam memórias afetivas que ficam para sempre.

Ensino Remoto na Educação Infantil
Ensino Remoto: aluna do Cermac Júnior realiza atividade por meio de videoconferência

Como planejamos as atividades remotas?

As atividades propostas pela escola são elaboradas por nossos pedagogos e especialistas em desenvolvimento infantil, sempre se baseiam em estudos profundos sobre o desenvolvimento infantil e formas de favorecê-lo.

Como interagir positivamente com as aulas remotas e tirar o máximo proveito delas?

Escolha um local calmo da casa e organize o material necessário. A partir daí, nosso maior objetivo é a interação entre a criança, o professor e os colegas. É dessa interação que emergem a aprendizagem e o desenvolvimento.

Todas as atividades devem ser realizadas de forma agradável, deve-se respeitar o tempo da criança, que por muitas vezes não conseguirá ficar sentada sem levantar da frente do computador. Nada diferente do que acontece no ambiente escolar, onde permanecem pouco tempo sentados e, por esse motivo, as atividades são planejadas com tempo adequado a cada faixa etária.

O que as crianças estão aprendendo nas aulas remotas? 

As atividades propostas são pensadas para desenvolver de forma lúdica os cinco campos de experiências da BNCC. Nossa grade está dividida em momentos de:

  • Atividades motoras: nas aulas de Educação Física, nos jogos e atividades propostos pelas professoras;
  • Atividades que estimulam a imaginação: contação de histórias, atividades artísticas, aula de música, construções com diversos materiais;
  • Atividades de linguagem: trabalho com o caderno Anglo, Oficina de Linguagem, uso das letras móveis e levantamento de hipóteses;
  • Atividades com conceitos matemáticos: contagem, identificação e comparação de formas geométricas, números, situações problemas e localização espacial, trabalho com o caderno Anglo, jogos e brincadeiras.

O que esperar do Cermac?

Estamos atravessando esse período juntos, sintam-se acolhidos em todos os aspectos. Sinalizem dificuldades, conquistas e preparem-se para os resultados mais incríveis, frutos que colheremos juntos.

A coordenação e a direção estão à disposição para atendimento e orientação durante todo o período remoto.

Contem sempre conosco!

Equipe Cermac

Política de Privacidade e Cookies